Há quem diga que atualmente o ponto eletrônico é usado apenas na hora de ensaiar alguma cena para o diretor poder lembrar o ator de alguma fala ou marcação esquecida, mas sabemos que não é bem assim. Se prestarmos atenção, podemos "flagrar" nas cenas das novelas o apuntador no ouvido dos atores. Foi assim com Mane de la Parra em "Corona de Lagrimas" (2012). O flagra até rendeu screenshot e vários comentários na internet:
Já em "La Mujer del Vendaval" (2013), Javier Jattin que fazia o vilão, afirmou que raramente usavam o apuntador e inclusive durante um programa que mostrava os bastidores da telenovela mostrou o ator concentrado em seu camarim decorando o texto.
Em "Lo Que la Vida me Robó" (2014), a protagonista Angelique Boyer foi muito elogiada pela produção por não recorrer em momento algum ao apuntador, mesmo com a enorme quantidade de falas. Sim, alguns atores odeiam, mas outros exigem usar o ponto.
No CEA, escola de atores da Televisa, os alunos tem aulas em estúdios de televisão e gravam cenas com e sem apuntador para estarem preparados para as duas opções no futuro.
O ideal é que mesmo o ator com o ponto eletrônico tenha pelo menos lido o texto antes de gravar para saber o que dirá, e como dirá.
A Angelique usa ponto sim. Acabei de ver no capítulo 100 de O que a vida me roubou no Prime vídeo. Minuto 36:39.
ResponderExcluirA Angelique usa ponto sim. Acabei de ver no capítulo 100 de O que a vida me roubou no Prime vídeo. Minuto 36:39.
ResponderExcluirA Angelique usa ponto sim. Acabei de ver no capítulo 100 de O que a vida me roubou no Prime vídeo. Minuto 36:39.
ResponderExcluir