sábado, 6 de setembro de 2014

OPINIÃO: "Hasta el Fin del Mundo" merece o horário estelar?

Em julho deste ano estreou a novela "Hasta el Fin del Mundo" no horário estelar da principal emissora da Televisa, o Canal de las Estrellas. A novela chega a receber de "Mi Corazón es Tuyo" a audiência 27 pontos, mas sempre fecha com médias em torno de 23. Porque a novela de Nicandro Diaz González faz muitos telespectadores trocarem de canal?

Tudo bem que audiência não é sinônimo de qualidade, mas "Hasta el Fin del Mundo", independente de ser uma novela boa ou ruim, não é adequada para o horário estelar da Televisa. O público deste horário tem sede de novelas apaixonantes, envolventes, com subtramas tão intensas como a trama principal, vide "Lo que la Vida me Robó". 

"Hasta el Fin del Mundo" é uma novela simples, mais singela e mais adequada para ser exibida mais cedo. As aventuras e desventuras das irmãs Bandy, muitas vezes com vários toques de humor, não combinam com o horário estelar. 

Em contrapartida, "Yo no Creo en Los Hombres" e "La Malquerida" são novelas intensas, fortes e marcantes. Se "Hasta el Fin del Mundo" é mais bem humorada e tem menos cenas violentas, estas duas outras tramas abusam até demais da violência.

"La Malquerida", exibida na faixa das 19h, já trata um tema delicadíssimo que é a paixão enlouquecedora de um padrasto por sua enteada. Além disso, as tramas e subtramas da novela abordam o tráfico de pessoas, de drogas, a prostituição e mostra assassinatos a sangue frio.

Só pelo fato do arquivilão Danilo experimentar a mercadoria (cocaína) que lhe chegou em seu bordel e pelos assassinatos violentos que comete, a novela, se exibida no Brasil, teria a classificação de 16 anos, o que inviabilizaria a exibição desta antes das 22h!


Já ""Yo no Creo en Los Hombres", exibida na faixa das 18h20, só no primeiro capítulo, exibiu logo de cara duas cenas super fortes: A tentativa de estupro que Maria Dolores sofreu e as inacabáveis facadas que o pai da protagonista sofreu de um assaltante. O público sentiu toda a angústia e o desespero dos personagens, graças a brilhantes atuações desta novela. 

Alguém já se perguntou porque "Mi Corazón es Tuyo" faz tanto sucesso mesmo tendo uma trama singela e ingênua? Porque além de ser divertida, está mostrando o que o público quer ver e na hora que ele quer ver.
O horário das 20h é destinado a novelas cômicas para o público que quer rir. Quem liga a TV neste horário é justamente para ver isso, e esta novela cumpre muito bem com sua função.

O que a Televisa precisa entender é que a romântica história da ricaça que se apaixona pelo motorista é a novela que o público da tarde procura, o mesmo público que assiste "La Gata", "Corazón Indomable" e novelas rosas nesse estilo. Por isso, "Hasta el Fin del Mundo" não merece o horário estelar. O público deste horário pede outra coisa. Talvez se "Mi Corazón es Tuyo" não entregasse com uma audiência tão alta, a novela fecharia com médias ainda menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário